Audi Q5: nova geração melhorada em tudo!
Faça-se, desta vez, a justiça de não criticar a Audi por, na renovação de um modelo, fazer mais do mesmo… Porque a segunda geração do Q5 é, de facto, bastante diferente da que se apresta para sair de cena e quem não acreditar que ponha uma foto ao lado das que aqui mostramos! A Audi refez por completo o Q5 e esta segunda geração chegará ao mercado nacional em Fevereiro próximo.
E não vem a despropósito esta comparação porque, na verdade, o Q5 tem muito a ver com o A4 (e o novo A5), começando logo pela plataforma que é agora a MLB Plus, comum a quase todos os modelos mais recentes do Grupo VW que usam os motores em posição longitudinal. É uma arquitectura que tem como principal vantagem a grande poupança de peso que, na segunda geração do Q5, atinge os 90 kg para versões equivalentes, face à geração anterior!
Significa isto que o Q5 passará a ser bastante mais ágil (além das melhores prestações e consumos), contando com suspensão "multilink" nos dois eixos, com amortecedores ajustáveis. Em opção estarão disponíveis a suspensão pneumática – com função de autonivelamento – e a direcção dinâmica que varia a assistência em função do ângulo do volante e da velocidade, tudo para melhorar o comportamento dinâmico.
A novidade da tracção integral do novo Q5 é a utilização do sistema quattro ultra, estreado no A4 allroad. Ao contrário do anterior sistema que tinha sempre as quatro rodas a passar a potência ao solo, este, quando percebe que as condições de aderência são óptimas, desliga o diferencial traseiro, ficando o carro a funcionar apenas com tracção dianteira. Uma opção inteligente que, no A4 allroad, consegue uma poupança de 0,4 l/100 km (valor ainda não indicado para o Q5).
A Audi anuncia que o habitáculo desta geração do Q5 está mais espaçoso, além de o ter recheado com as mais recentes tecnologias de conectividade com que já equipara o A4. Também a bagageira cresceu em 10 litros, variando agora entre os 550 e os 610 litros, consoante a posição dos bancos traseiros que podem deslizar. Quando rebatidos esses bancos, a capacidade máxima da mala atinge os 1550 litros.
A partir de Fevereiro de 2017, com o novo Q5, a Audi passa a estar muito mais bem equipada para a dura batalha que tem de travar com o BMW X3 e o Mercedes GLC.